Tradições de casamento internacionais. Quais as suas preferidas?

Tradições de casamento internacionais. Quais as suas preferidas?

Conheça algumas das tradições que você não sabia que tinham origem noutros países e que agora são cada vez mais uma opção... Aqui, em terras lusas!

Tradições de casamento internacionais. Quais as suas preferidas?
Foto: João Almeida
  • Planear o Casamento
  • Conselhos
  • Msn

O mundo dos casamentos está recheado de protocolos e tradições. Só que as tradições já não são o que eram e muita coisa que estava formatada deixou de estar. Seja como for, há novos costumes que estão a ser adotados, portanto a “flexibilidade” na hora de decidir como organizar uma boda, passou a ser a regra. Chamemos-lhe globalização ou saturação de fazer sempre da mesma maneira. Certo é que o mercado dos casamentos tem vindo cada vez mais a abrir espaço para novas “modas”. Hoje, vamo-nos focar em algumas tradições que você não sabia que tinham origem noutros países e que, muito provavelmente, no tempo dos seus pais ainda não se ouviam falar, mas que agora são cada vez mais uma opção… Aqui, em terras lusas! Viva a abertura de mentalidades e a partilha de costumes!

guardarEfeito Espontâneo
Foto: Efeito Espontâneo

Damas-de-honor

“Como assim?”, pergunta você. Sim, as damas de honor são uma tradição importada dos Estados Unidos da América (EUA). Este número “assustador” de jovens mulheres, todas vestidas da mesma maneira, servem para ajudar a noiva a arranjar-se ou a dar qualquer outro tipo de apoio que esta precise. No altar, posicionam-se ao lado dos noivos, tal como as madrinhas e padrinhos dos noivos. No fundo, são o braço-direito da noiva e, no “mundo real”, fazem parte do seu grupo de amigas. Já deve ter reparado que os padrinhos vestem-se de forma semelhante ao noivo. Pois bem, as damas-de-honor usam um bouquet miniatura, no pulso, igual ao da noiva. Já tinha reparado?

Veja também: Os mimos que as suas damas de honor vão adorar. Damos-lhe 8 ideias!

guardarIt´s all about...
Foto: It´s all about…
guardarEstúdios Santa Cruz
Foto: Estúdios Santa Cruz

Save the date

Eis uma tradição recente em Portugal. Esta os seus pais, de certeza, que não seguiram. Por outro lado, você está louca para recorrer a este meio para avisar os seus amigos e familiares que vai casar. Tal como as palavras em inglês dizem, “save the date significa que você está a sugerir aos seus convidados que “guardem” a data do seu casamento e que não podem marcar mais nada para esse dia. Estes tanto podem ser enviados por correio, como se fossem um convite, como por email. Nos tempos modernos, o correio eletrónico tornou-se muito útil e prático, por isso é cada vez mais usado. Isso não quer dizer que você não se esmere na elaboração do Save the Date. Afinal, há inúmeras maneiras de desenhar cartões por computador. A vantagem é que você pode incluir alguns enfeites e brilhos (que se mexem). Num cartão físico isso já não é possível. Inclua apenas a informação estritamente necessária, como o nome do convidado, o dia do evento e o local da celebração.

Veja também: Save the Date: para facilitar a vida aos seus convidados

guardarA Pajarita
A Pajarita | Créditos foto: Guillaume Blanchon

First Look

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Eis mais uma tradição dos States. Só que os portugueses estão cada vez a apegar-se mais a ela. E porquê? Talvez por causa do grau de intimismo e romance que se cria à sua volta. Calma, vamos já esclarecer-lhe o que é afinal o first look (primeiro olhar). Não é nada mais nada menos que um encontro a sós entre os noivos, minutos antes da cerimónia. O seu grau de envolvência torna-se tão forte que é imperativo registar os olhares, carícias e beijos dos noivos, através de uma sessão fotográfica. O First look é um momento mágico, íntimo e cheio de emoção, já que é ali, naquele momento, que os enamorados se veem pela primeira vez vestidos de noivos. Algumas noivas tapam os olhos dos futuros maridos e aguardam pela sua reação, tornado o momento ainda mais especial. Os casais mais supersticiosos tendem a deixar passar esta tradição, porque ainda há quem acredite que dá azar o noivo ver a noiva antes da festa. Nesses casos, há quem opte pelo “meio” first look, ou seja, os noivos não se olham, mas sentem-se. Dão as mãos e ficam ali a sentir a energia um do outro, no meio dos cliques. É muito poderoso!

Veja também: First look: a tendência que está a conquistar Portugal

guardarAndré Tavares Fotografia
Foto: André Tavares Fotografia

Votos personalizados

… Ou seja, votos que você mesma escreve ao seu amor, tendo em conta o que sente por ele. Ou seja, não tem de obedecer a nenhum padrão ou texto já escrito. O importante aqui são os seus sentimentos genuínos a serem transmitidos, sem freios nem vergonhas, à frente de todos os convidados. O mais interessante é que esses votos podem ser proferidos, enquanto coloca a aliança, quer num casamento civil, como religioso. Se quiser, até pode recitar um poema ou cantar uma canção que se encaixe na perfeição no que você quer expressar. Esses momentos tendem a ser muito emotivos. Raramente, falha uma lágrima! As miúdas são umas “manteigas derretidas”.

Veja também: Como escrever seus votos de casamento? O ‘passo a passo’ que estava à procura

guardarIt´s all about...
Foto: It’s all about…

Lançamento do arroz

São raros os noivos que não levem um duche de arroz ao fim da cerimónia. Esta tradição, supostamente italiana, que segue o ditado popular: “sposa bagnata, sposa fortunata”, significa que uma esposa banhada é uma esposa com sorte. Aqui, o banho é de arroz, simbolizando os votos de fertilidade, riqueza e alegria por parte dos convidados. Mas há também que defenda que esta tradição provém da Ásia, onde os convidados atiravam arroz aos recém-casados, como forma de lhes desejarem prosperidade.

Veja também: Como fazer a entrada e saída da Igreja em 5 passos

guardarNuno Belo Photographer
Foto: Nuno Belo Photographer

Something old, something new, something borrowed and something blue!

Esta tradição, mais uma vez, originária dos Estados Unidos, é muito interessante pelo(s) seu(s) significado(s). Já deve ter reparado nas noivas com uma fitinha azul, certo? É natural! Há muitas que recorrem a esta tradição que defende que a noiva deve levar para o casamento algo novo, simbolizando a nova vida que está prestes a iniciar, algo velho, que simboliza o passado e que nunca deve ser esquecido, algo emprestado, de preferência, por alguém que adore, e, por último, algo azul – a cor da pureza, do amor, da lealdade e da boa sorte. No fundo, você só identifica o “algo azul”, já que é o que salta à vista de diferente. O resto você terá de adivinhar…

Veja também: 8 alternativas para usar “algo azul” no seu grande dia

guardarEfeito Espontâneo
Foto: Efeito Espontâneo

Trash the Dress

Mais um estrangeirismo… Mas muito elucidativo. Trash (lixo) dress (vestido). Isto é, vestido para o lixo! Não literalmente, mas quase! Isto porque a ideia é protagonizar uma sessão fotográfica com o seu já marido, onde dá cabo do seu vestido, com rasgos, tinta, água, o que for. Esta sessão, idealizada nos Estados Unidos, sugere que diga adeus ao branco puro do vestido e à formalidade do fato do noivo. Agora, que já estão casados, já não precisam de se manter incólumes, por isso a ideia é extravasar e divertirem-se imenso! Os fotógrafos estarão lá para registar a brincadeira. Em Portugal, está muito em voga os recém-casados irem para a praia e mergulharem vestidos.

Veja também: Trash the Dress: o vestido de noiva em ambientes descontextualizados

guardarChristian Bowen via Unsplash
Christian Bowen via Unsplash

Por falar em tradições, sabe por que razão o vestido de noiva é branco? Então, escolha um cor champanhe. Como lhe dizíamos, a tradição já não é o que era.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

a pajarita Convites
Efeito Espontâneo Fotógrafos e vídeo
It's all about... Fotógrafos e vídeo
João Almeida Fotógrafos e vídeo
Nuno Belo Photographer Fotógrafos e vídeo
André Tavares Fotografia Fotógrafos e vídeo
Quinta de Santa Cruz Quintas casamentos

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!