Como celebrar o meu aniversário de casamento em 5 passos

Não existe nenhuma fórmula secreta para entender o amor e fazer com que ele resulte numa relação. No entanto, existem procedimentos que podem fazer com que tudo siga o bom caminho. E o dia-a-dia é fundamental em casal, nomeadamente a convivência, as surpresas… O primeiro aniversário, em particular, pode ser fundamental para entender o outro e ver como ele se comporta num momento que pede algum romantismo.

As pessoas, na verdade, vivem os seus aniversários de maneiras diferentes, embora muitos se deixem levar pelas concepções sociais e acabem por surpreender muito pouco. Por isso, e para adicionar um pouco de originalidade a esta ocasião, oferecemos-lhe um guia que lhe explica como celebrar o seu aniversário em apenas cinco etapas.


Passo 1. Saber qual a opinião do outro sobre a celebração dos aniversários

Antes de colocar as “mãos na massa”, procure entender o seu parceiro ou parceira e que filosofia ele ou ela tem em relação aos relacionamentos. Há casais mais ou menos atentos aos detalhes, há os “desligados”, há os que valorizam este tipo de datas e há ainda os que são atenciosos no dia-a-dia, exceto precisamente nos momentos estipulados pela sociedade, como os aniversários e Dia dos Namorados. Como é o seu parceiro(a)?

Foto: Momento Cativo

É claro que o vosso namoro já estabeleceu as bases do vosso relacionamento e vocês já sabem como atuar em determinadas ocasiões. Mas o romantismo nem sempre implica celebrar este tipo de datas importantes, por isso, seja cuidadoso e descubra se o seu parceiro ou parceria é fiel seguidor(a) dos aniversários (ou não) e, caso o seja, qual é o seu nível de detalhe. A partir daí, pode aplicar essa lista à risca.

Sim, porque este artigo destina-se especialmente aos que estão dispostos a comemorar o seu aniversário e a apreciá-lo, sem cair em obrigações marcadas pelas tradições. Assim, para potenciar o lado divertido e verdadeiramente original de uma data como esta, oferecemos-lhe aqui boas e chamativas ideias.

Foto: Momento Cativo

Leia também: As 5 etapas de uma relação segundo os psicólogos. Já passou por todas elas?

Passo 2. Trabalho de investigação

Não caia em exageros ou pelo menos não em demasia. Esta não será a melhor altura para experimentar, a menos que seja do tipo brincalhão (e isso, aliás, será ótimo). Mas, repetimos: pense no seu parceiro.

Foto: Arte Magna

Para isso, aprofunde os gostos da pessoa que passará o resto de sua vida ao seu lado. É certo que já sabe muito sobre ele ou ela, por isso aplique tudo que já sabe e um pouco mais. Como? Fixe-se nos pequenos detalhes, nas suas especialidades, nas suas paixões passadas, nas suas memórias e nos seus sonhos para o futuro. Com tudo o que já sabe e essa injeção extra de informações, temos a certeza que vai acertar!

Foto: Arte Magna

Leia também: Como dizer “Amo-te” sem o dizer: 90 formas para fazê-lo!

Passo 3. Organizar um único plano

Como acertar em cheio no plano para o grande dia? Talvez  esteja a pensar num passeio, num filme, num jantar romântico e voltar para casa, para alguma alegria. Mas, a pergunta é (e muito alto): NÃO É ISSO QUE FAZ QUASE TODOS OS FINS-DE-SEMANA?

Foto: Feel Creations – Wedding Photo & Film

Mude. Saia da rotina do fim-de-semana. É uma data especial! Vão sair à noite os dois, como se não existisse ninguém à vossa, como se tivessem apenas 20 anos; passem um dia inteiro a relaxar num centro de massagens com spa; peguem no carro e mergulhem na natureza para observar as estrelas com um telescópio; troquem o cinema e o jantar habitual pelo teatro e um incrível jantar de degustação; passem a tarde a ver galerias, museus e a beber coktails: façam uma escapadela para uma cidade próxima e tirem fotos lindas e únicas.

O que queremos dizer com tudo isto? Que o vosso aniversário seja realmente especial, longe do que vos é habitual.

Foto: Feel Creations – Wedding Photo & Film

Leia também: Como organizar uma pequena viagem surpresa no vosso aniversário de casamento

Passo 4. Oferecer originalidade

O seu parceiro ou parceira é único(a) na sua “espécie”… ou, pelo menos, para si é! Porquê tratá-lo como apenas “mais um(a)”? Não deve ser assim, se ele(a) é realmente tão especial. Por isso, e após ter organizado o plano perfeito, também será necessário oferecer-lhe algo, um detalhe ou algo de grande valor. Na Zankyou, acreditamos que os presentes mais habituais cumprem geralmente a sua função, mas num aniversário queremos sempre mais do que aquilo que entra nas estatísticas ou nos estereótipos. Queremos romper com as regras!

Foto: Arte Magna

Com tudo o que preparou até agora, o presente não poderá ser uma caixa de chocolates ou um ramo de flores. Partindo desta base, abre-se então um universo de possibilidades, que incluem presentes que tenham em conta a sua personalidade e os seus verdadeiros gostos, e que cumpram a função de utilidade, que às vezes é necessária, seja decorativa ou prática. Dentro do  mais comum, mas não tão cliché como as primeiras opções, temos os relógios, as jóias, as gravatas, os sapatos, as malas e carteiras. Pode também considerar objetos desportivos, bilhetes para um espetáculo, uma lembrança da infância ou, claro, uma viagem!

Foto: Arte Magna

Mas nós vamos mais longe: propomos-lhe romantismo e criatividade para alcançar o coração da pessoa amada. Como é que consegue? Com um relógio de 500 euros? Com um pingente de diamantes? Bem, é provável que, em alguns casos, este tipo de presentes encha as medidas, expetativas e desejos de muitas caras-metades, mas o que queremos aqui salientar é que o material (e muito caro) nem sempre é a melhor opção. E não, não estamos a querer que ofereça ar, mas sim criar, sentir-se viva(o) e usar a imaginação.

E é aqui que as suas habilidades artísticas vem à tona. Porque as canções, os poemas, as esculturas, as pinturas e a arte em geral são bonitas formas de agradecer o amor que partilham há já algum tempo. Tem alma de artista? Bem, então já sabe o que fazer! Sem pecar pela “piroseira”, é importante demonstrar ao outro um esforço criativo, para conseguir agradá-lo. Com esse tipo de detalhes, muito mais valiosos do que tirar a carteira do bolso, a outra pessoa irá sentir-se muito mais amada e valorizada. Neste caso, o seu presente, sem dúvida, surtirá efeito.

Foto: Arte Magna

Por outro lado, se não é mestre do contrabaixo ou da tinta chinesa, pode organizar um jogo que leve o outro pensar e relembrar. As gincanas, por exemplo, são excelentes experiências para entreter e divertir. Por seu turno, pode organizar um passeio com pistas, seja num lugar fechado ou aberto, espalhando pelo caminho pequenos presentes e lembranças que o(a) façam recordar de momentos do relacionamento, enquanto trabalham a sua astúcia. Uma ótima experiência, sem dúvida!

Foto: Arte Magna

Leia também:  8 presentes lamechas para surpreender o seu amor no primeiro aniversário de namoro

Passo 5. Não esquecer a importância dos detalhes

Este é um lembrete ao qual de recorrer no dia do seu aniversário, mas não só. Porque, claro que este momento é especial, mas não é o único. Deverá ter em mente que o amor não é uma obrigação, para ser cuidado apenas de tempos em tempos, quando um calendário lhe diz.

Se se exceder neste dia de aniversário, trata-se de um gesto bonito, porque significa que se lembra do dia do seu casamento, um momento especial e maravilhoso, no qual todos os seus familiares e amigos participaram do seu amor. No entanto, talvez seja ainda mais especial para o seu relacionamento lembrar-se do significado que ele teve nas vossas vidas em momentos imprevistos, de surpresa, fazendo do seu dia-a-dia uma verdadeira história de amor.

Foto: Momento Cativo

O aniversário, sim, é um dia importante, mas os outros também são e também devem ser celebrados, para que acabem por ter a mesma importância que o primeiro. Que toda a sua vida seja tão especial como o dia do seu casamento!

Subscreva o nosso canal no Youtube

para as melhores dicas, tendências e sugestões:

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

You Click Me
8 presentes lamechas para surpreender o seu amor no primeiro aniversário de namoro
Quem disse que dar presentes caros significa que tenha mais amor para dar? Muitas vezes, um presente vindo do coração tem muito mais significado...
Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
O bolo de casamento é um daqueles "detalhes" que não pode deixar para trás, pois é, cada vez mais, um elemento crucial de qualquer celebração.
Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos imprescindíveis
Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos imprescindíveis
O que deve constar no orçamento do seu casamento? Quanto dinheiro deve reservar? Qual o valor real das coisas? Perguntas muito válidas que lhe vamos responder.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação