12 maneiras "queridas" de fazer o seu pai se sentir especial no dia do seu casamento

12 maneiras "queridas" de fazer o seu pai se sentir especial no dia do seu casamento

O pai é, sem dúvida, o nosso herói, aquele que esteve lá para nos abraçar e segurar nas dificuldades, mas a vida avança e chega a hora de nos tornarmos umas mulherzinhas e a enfrentarmos na companhia de outro homem. Mas será que isso significa que o nosso pai deixa de ser tão importante para nós? Então, faça-o sentir-se especial no dia do "corte"

12 maneiras "queridas" de fazer o seu pai se sentir especial no dia do seu casamento
Foto: João Almeida
  • Planear o Casamento
  • Conselhos
  • Família
  • Amor

É natural que com tanta azáfama na preparação do seu casamento se tenha esquecido um pouco do “primeiro” homem da sua vida – o seu pai. Foi ele que a viu nascer, que a levou ao primeiro dia de escola e que esteve sempre lá, quando você precisou. Agora, está na hora de se mostrar agradecida e assegurar-lhe que ele continua a ser muito especial para si. É importante que ele perceba que nada mudou e que ele ainda mantém aquele lugar especial no seu coração. Por isso, toca a puxar pela imaginação e prove isso no dia em que ele “passar o testemunho” da sua pessoa ao seu noivo. Sim, porque ele sentia-se responsável por si. E agora ficará com um vazio no peito por compreender que essa tarefa caberá a outro homem. Isso pode ser duro, mas você vai tranquilizá-lo com a nossa ajuda.

Tome nota de algumas maneiras muito queridas de fazer o seu pai sentir-se especial no dia do seu casamento.

1. Uma dança com significado

Prepare uma surpresa para os convidados e, claro, para o seu pai. Com a equipa de animadores do casamento, escolha uma música que tenha um valor sentimental para o seu progenitor. Pode ser um tema que marque um dia que vos tenha marcado aos dois, ou que o tenha tocado a ele especialmente. Pode ser a música que ele dançava sempre com a sua mãe, antes de você nascer, por exemplo. Você melhor que ninguém saberá qual escolher. Depois, é só ensaiar um pouco os passos de dança e deixá-lo brilhar neste que será, sem dúvida, o momento que ele registará na memória, com maior carinho. Não se esqueça de logo a seguir, passá-lo à sua mãe. Eles saberão dançar esse tema melhor que ninguém…

Leia também: As melhores músicas para a noiva dançar com o pai

guardar
Foto: Pedro Filipe Fotografia

2. Escreva-lhe uma carta

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

É tão importante que o seu pai se sinta especial e amado no dia do seu casamento. Ele pode não ser do tipo emocional, mas o que é certo é que está a entregar a sua menina a outro homem. E isso provoca todo o tipo de emoções, que nem sequer podem ser explicadas. Uma ideia para acalmar o coração dele é deixar-lhe um cartão manuscrito no prato, durante o copo d’água, informando o quanto o admira e o ama. É um gesto tão bonito para um pai ter a certeza que a sua menina estava (ainda) a pensar nele enquanto organizava todos os detalhes deste Grande Dia.

Leia também: O valor de uma carta de amor: diga tudo o que lhe vai na alma por escrito!

guardar
Créditos: a pajarita

3. Declame-lhe um poema

Se tem jeito com as palavras, pense em tudo o que tem vivido com o seu pai, nos ensinamentos que ele lhe deu, os valores que lhe transmitiu e o tempo que lhe dedicou e passe todos esses sentimentos para o papel. Depois, talvez antes de começar o almoço ou o jantar, declame o poema que escreveu ao seu pai. Vai ser com certeza um dos momentos mais emotivos do seu casamento.

Leia também: Discursos em cerimónias civis: eis os mais emocionantes!

guardar
Foto: João Almeida

4. Mande fazer uma T-shirt

Se acha que o seu é um Super Pai, então mande fazer um t-shirt a dizer isso mesmo. E faça-lhe, então, a surpresa. Durante a festa, retire-se por uns momentos e vista a t-shirt. Apareça depois e vá convidar o seu papá para dançar. Ele vai ficar, no mínimo, surpreendido!

Leia também: 9 momentos em que o pai “está sempre lá” para os filhos

guardar
Foto: João Almeida

5. Pense no seu pai ao fazer o menu

E por que não dedicar um dos pratos da ementa ao seu pai? Imagine que há um bacalhau no forno que ele gosta particularmente ou uma mousse de maracujá que o deixa com água na boca… Homenageie o seu progenitor introduzindo esse prato no menu e dê-lhe o nome dele, por exemplo, Bacalhau à Pai António ou Mousse do Pai Pedro. Simples, mas muito carinhoso. Menu especial para ele

O seu pai é um pouco picuinhas com o que come? Você até já está mesmo a ver que ele fará cara feia ao menu? Então, por que não livrá-lo desse stresse? Sirva-lhe o prato preferido dele. Ele vai ficar aliviado e feliz, por perceber que você ainda se preocupa com ele. Se o seu paizinho preferir croquetes e pastéis de bacalhau, que seja feita a sua vontade! Já agora, fique com umas ideias para uns menus temáticos e surpreenda!

guardar
Foto: João Almeida

6. Cocktail “papá”

Crie um cocktail que seja a cara do seu pai e dê-lhe o nome de “papá”. Ele vai ficar todo babado por ver que a sua filhinha teve a feliz ideia de criar uma bebida especial, com os licores e bebidas brancas que ele mais gosta, para animar as hostes mais difíceis de se libertarem. Sim, o seu pai gosta de um bom whiskey. Então, que tal acrescentar-lhe aquele xiripiti de malacuté?

Leia também: Descubra as melhores bebidas sem álcool para o seu casamento

guardar
Foto: Mitt Photography via Quinta Fonte da Aranha

7. Defina uma flor de lapela diferenciadora

Já que o seu pai é o homem mais importante da sua vida, por que não torná-lo especial em todos os aspetos? Mesmo nos mais pequeninos detalhes, como é o caso da flor de lapela. Este apontamento, apesar de parecer mínimo, chama muito à vista, não só pela beleza, como pelo  significado. Se o seu pai for com uma flor de lapela diferente à dos outros homens, ele vai automaticamente sentir-se especial, mais importante, e, acima de tudo, que ainda tem um papel de destaque na sua vida. Ora, experimente lá…

Leia também: “Posso ser o teu pai?”: A declaração de um homem à filha da sua noiva

guardar
Foto via CRACHÁ – Wedding Agency

8. Momento a sós

É muito importante que o seu pai não perca a confiança nele como pai, por isso você tem de continuar a dar-lhe sinais do quão importante ele é para si. Chame-o à parte e seja direta. Explique-lhe isso mesmo. Às vezes, os homens precisam que sejamos mais assertivas e que lhes expliquemos muito bem as coisas, senão podem continuar inseguros como uma criança. Por isso, sugerimos que para além de uma ou duas destas 9 sugestões, inclua obrigatoriamente esta. Ou seja, diga-lhe com todas as letras que o adora e que ele terá sempre o lugar dele no seu coração. E, mais, explique-lhe que o seu noivo não o vai substituir, mas sim complementar (de outra forma).

Leia também: A tradição já não é o que era… Mas há 8 coisas que não podem faltar ao seu casamento!

guardar
Foto: Profoto Studios

9. Cheguem juntos à cerimónia

É bom que o seu progenitor se sinta especial, ainda antes da festa. Se você lhe mostrar que quer entrar na cerimónia só com ele, já lhe vai a estar a dar a importância que ele tem tanto medo de perder. Ele vai sentir-se mais poderoso, senhor de si e, quando estiver a levá-la ao altar, vai de peito inchado, quase como se a querer dizer ao noivo “toma-a lá agora, mas não julgues que vais ser mais importante que eu!”.

Leia também: Quem conduz a noiva ao altar?

guardar
Foto: Deambulando

10. Inclua os caprichos do seu pai na festa

Imagine como o seu pai se sentirá, se você incluir na festa aqueles pequenos caprichos só dele, como por exemplo, mostarda, piripíri (só para ele) ou uma saladinha antes da refeição. Passando a explicar: se o seu pai come sempre uma salada antes da refeição (tal como sugerem os nutricionistas), inclua isso no menu. Se ele meter piripíri em tudo, coloque um frasquinho com este picante ao lado do seu prato. Se ele adora um prego recheado de mostarda, mande fazerem-lhe um. Ele vai sentir-se em casa, em especial se a mesa onde se sentar tiver o nome de um dos seus caprichos!

Leia também: Como escolher o menu do casamento em cinco passos

guardarQuinta da Eira
Foto via Quinta da Eira

11. Elogie-o!

Diga-lhe o quão lindo ele está neste dia tão especial para si, com uma flor de lapela toda laroca e um fato todo catita. Ele vai ficar todo vaidoso e, com sorte (da sua mãe), vai passar a querer a ir a mais festas só para poder se aperaltar assim outra vez…

Leia também: As 5 frases mais importantes do que dizer «amo-te»!

guardar
Foto via CRACHÁ – Wedding Agency

12. Surpreenda-o com memórias

Outra sugestão que temos para si é que elabore uma apresentação (utilizando um programa como o powerpoint, por exemplo) com fotografias suas e do seu pai, desde a infância até aos dias de hoje, passando pelos momentos mais marcantes das vossas vidas. Arranje uma tela e um projetor e mostre a todos os seus convidados e, principalmente, ao seu pai o quanto ele é importante para si.

Leia também: A voz da experiência: 7 lições de amor que aprendemos com os nossos pais

guardar
Foto: João Almeida

Que tal, já sabe como acalmar o coraçãozinho do seu (velho) pai? Então, não se preocupe se tiver de se casar às pressas. Algumas das dicas sugeridas, resolvem-se na hora.

Talvez também lhe interesse:

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

CRACHÁ - Wedding Agency Wedding planners
Quinta da Eira Quintas casamentos
a pajarita Convites
Pedro Filipe Fotografia Fotógrafos e vídeo
João Almeida Fotógrafos e vídeo
Mitt Photography Fotógrafos e vídeo
Deambulando Fotógrafos e vídeo
Profoto Studios Fotógrafos e vídeo